Como terceirizar o marketing da empresa de forma estratégica?

Terceirzar o marketing da empresa pode ser uma solução altamente eficiente. Isso porque a falta de tempo e a sobrecarga das equipes de marketing são problemas reais e comuns. Pode acreditar, isso vale para pequenas, médias, grandes empresas e até multinacionais.

Entre as justificativas estão a automação e a IA, que têm reduzido muito as equipes. Os poucos profissionais que ficam estão sobrecarregados, acarretando inclusive a saúde mental.

Às vezes, a empresa até tem um time de marketing, mas ele acaba sendo muito pequeno ou focado em tarefas que consomem um tempo precioso. Veja neste artigo como uma empresa, de qualquer segmento, pode terceirizar sua equipe de marketing sem onerar os custos e manter a produtividade.

Quando terceirizar o marketing da empresa deve ser considerado

Você que é diretor-executivo de uma empresa, já deve ter feito essa pergunta, em algum momento: contratar uma agência de marketing ou manter uma equipe interna?.

A resposta é bem objetiva: a solução é bem-vinda quando o marketing não for seu core business – e na maioria das vezes não é, quando você tem uma equipe reduzida – entre 1 e 2 profissionais – ou quem a equipe já está sobrecarregada, mas precisa de ajudas pontuais.

Como terceirizar o marketing de forma estratégica?

A solução está em encontrar o parceiro certo para ajudar. Porque quem está na linha de frente do marketing da empresa, sabe bem os desafios diários. Alto volume de tarefas,  pressão para entregar resultados rápidos e nem sempre o conhecimento técnico necessário.

E não é para menos: o marketing exige muita atenção, dedicação e expertise em várias áreas. Afinal, são tantas coisas para fazer!

Criar conteúdo, cuidar das redes sociais, monitorar campanhas pagas, produzir vídeos. O que acaba acontecendo? O tempo é curto e os recursos internos, muitas vezes, não são suficientes para dar conta de tudo isso. Por isso, a necessidade de contar com esse parceiro. 

Como funciona na prática a terceirização do serviço de marketing?

Existem algumas formas. Por exemplo, a nova empresa de marketing pode ficar responsável por tarefas específicas e que exigem mais tempo ou habilidades especializadas.

Estamos falando de fôlderes para eventos e suporte comercial para o time de vendas, ebooks para atração de leads qualificados, redação de artigos de Blog, que exigem conhecimento em SEO e maior tempo de pesquisa e produção, edição de vídeos institucionais, entre outros projetos.

Outra estratégia que muitas empresas adotam é terceirizar a comunicação interna, com a produção de textos para newsletters e jornais internos. Há equipes que precisam de suporte em redes sociais ou no tráfego pago.

Quais as reais vantagens de contratar uma agência de marketing?

A vantagem nisso tudo? Quando uma empresa já tem uma equipe reduzida no marketing e ganha um parceiro, os benefícios são gigantes e perceptíveis.

  • Redução de custos – Evita a necessidade de contratar e treinar uma equipe interna.
  • Expertise e inovação – Acesso a profissionais especializados e estratégias inovadoras.
  • Foco no core business – A empresa pode concentrar esforços no que faz de melhor.
  • Resultados mensuráveis – Monitoramento de métricas e ajustes estratégicos contínuos.

Acredite, terceirizar o marketing pode ser a melhor solução para empresas que precisam de uma comunicação eficiente, mas não possuem equipe ou expertise interna para isso. 

Ao contratar uma agência especializada, a empresa ganha um time experiente, estratégias personalizadas e acesso a ferramentas e tendências atualizadas.

Para terceirizar o marketing de forma estratégica, é essencial escolher uma agência parceira que compreenda os objetivos do negócio e proponha soluções personalizadas. 

Uma dica de ouro: na hora de contratar sua empresa de marketing parceira, busque referências. E pesquise sobre os profissionais que estão na empresa, tempo de experiência, onde já trabalharam e projetos que estão desenvolvendo. Use o LinkedIn para mais informações. Numa dessas, você pode até repensar na empresa que está oferecendo os serviços e contratar um novo prestador de serviço.

Dessa forma, você certamente terá um atendimento com muito mais qualidade e vai evitar dores de cabeça.

Leia também: Por que sua empresa precisa de uma agência de comunicação?

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