Escolher a empresa de marketing certa pode ser um divisor de águas para o sucesso do seu negócio.
Com a abundância de opções disponíveis, é crucial avaliar vários fatores para tomar uma decisão informada. Afinal, essa nova empresa vai ser um parceiro importante no negócio e a relação pode ser duradoura quando se há confiança das duas partes.
Neste texto, listamos alguns critérios que você deve levar em conta, quando estiver buscando este novo parceiro. Mais que preço e um trabalho bem feito, lembre-se: comprometimento com o resultado e confiança são fundamentais.
Como escolher uma empresa de marketing para minha empresa?
A experiência é um dos fatores mais importantes ao escolher uma empresa de marketing. Aqui, não estamos falando apenas do tempo de mercado da empresa, mas das pessoas que ela compõe. Afinal, a empresa de marketing pode ser nova e ter na direção profissionais com longa data de mercado, experientes e que por qualquer motivo resolveram empreender.
Imagine João, proprietário de uma startup de tecnologia. Ele procurou uma empresa de marketing com vasta experiência em campanhas de tecnologia. Após contratar uma agência especializada, viu um aumento de 150% em leads qualificados nos primeiros seis meses.
Especialização e competências
É essencial que a empresa de marketing tenha expertise na área específica que você precisa, seja SEO, publicidade paga, marketing de conteúdo ou redes sociais.
Para você ter uma ideia, um estudo da Gartner revela que 63% das empresas preferem trabalhar com agências especializadas em vez de generalistas.
Logo, pesquise mais informações sobre o que a empresa faz. Talvez ser especialista em determinada área é muito mais interessante do que aquela que oferece de tudo.
Ana, gerente de marketing de uma agência de viagens, escolheu uma empresa especializada em marketing voltado para o segmento. Isso resultou em campanhas mais eficazes e direcionadas, aumentando as marcações de consultas em 30%.
Portfólio e cases de sucesso
Analise o portfólio da empresa e estude seus casos de sucesso. Isso dá uma ideia clara das capacidades e da abordagem da agência.
Segundo a Clutch, 89% dos clientes afirmam que o portfólio de uma empresa é um dos fatores decisivos para a contratação. No entanto, nada impede que você dê chance aos pequenos negócios, que também têm enorme potencial de atendimento e crescimento.
Empresa de marketing deve ter transparência e comunicação
A transparência e a comunicação são fundamentais para uma parceria bem-sucedida. Certifique-se de que a empresa seja clara sobre suas estratégias, métodos e resultados esperados. Além disso, considerar os valores da empresa é tão importante quando saber preço e jobs entregues. Escolha aquela que esteja alinhada aos seus.
Um relatório da RSW/US mostrou que 78% dos clientes valorizam a transparência como um dos principais fatores ao trabalhar com uma agência de marketing .
Profissionais qualificados e experientes
Este é um fator que consideramos decisivo. Sim, como já falamos mais acima, menos empresas mais jovens têm profissionais experientes na liderança. Isso faz toda a diferença no planejamento estratégico do seu marketing, na definição de um calendário editorial, no olhar de comunicação para seu negócio e na produção de conteúdos.
Portanto, considere a qualificação e a experiência dos profissionais que compõem a equipe. Uma empresa nova pode se destacar se contar com profissionais experientes e qualificados no mercado.
Prova do que estamos falando é um estudo da MarketingProfs,que destaca que 85% das empresas preferem agências que demonstram ter uma equipe com certificações e experiência comprovada.
Por exemplo, imagine um gerente de uma loja de e-commerce que optou por contratar uma agência de marketing recém-lançada, mas com uma equipe de profissionais altamente qualificados. O resultado foi um aumento de 200% nas vendas durante o primeiro trimestre de trabalho conjunto.
Custo-Benefício
O custo é um fator importante, mas deve ser avaliado em conjunto com os benefícios oferecidos. Uma empresa de marketing mais cara pode oferecer melhores resultados, justificando o investimento.
Sabemos que escolher a próxima empresa de marketing que vai atender sua empresa está longe de ser a tarefa mais fácil do mundo.
Os olhos crescem com empresas mais renomadas, mas considerar os pequenos empreendedores é uma oportunidade e tanto. Primeiro porque há profissionais experientes, o olhar do dono vai fazer a diferença no seu resultado e você estará bem mais próximo de quem toma as decisões.
Uma dica extra: cuidado com empresas que atendem muitos clientes ao mesmo tempo e têm equipes reduzidas. As chances de não conseguirem dar a atenção que você precisa são grandes. Desconfie também de agências de marketing que cobram muito barato e abaixo do preço de mercado. Na ânsia de fechar contratos, acabam não entregando a qualidade devida. Fuja também de empresas que vendem pacotes de publicações, fugindo de planos mais customizados e direcionados a você.
Por fim, considere experiência, especialização, portfólio, reputação, transparência e qualificação dos profissionais. Tudo isso fará o custo-benefício ser ainda melhor e você evitar algumas dores de cabeça desnecessárias.
Tomando uma decisão informada, você pode garantir que a parceria com a agência de marketing trará resultados positivos e ajudará seu negócio a crescer.
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