Contratar uma agência de marketing é uma boa solução? Que a comunicação e o marketing são fundamentais em qualquer empresa, isso é indiscutível.
A questão, aqui, é o que seria mais vantajoso na prática e principalmente para o financeiro da sua empresa, contratar uma agência especializada em comunicação e marketing, ou contratar profissionais e formar uma equipe interna?
Dos dois lados, existem prós e contras. Para começar, o investimento de manter uma equipe própria é muito mais alto do que contratar uma empresa especializada.
Isso porque além de todo custo e tempo para fazer as contratações, é preciso ter alguma noção do trabalho que será desenvolvido, para saber quais profissionais contratar.
Desafios de contratar uma equipe de marketing
Para uma equipe de comunicação ser completa, é preciso pelo menos esses profissonais qualificados:
- Um gerente ou analista sênior para pensar em estratégias, fazer planejamentos, gerir budgets e organizar as tarefas no dia a dia.
- Um redator, copywriter ou especialista em conteúdo, para colaborar nas redações e textos diversos, desde posts, artigos e roteiros de vídeos, com alto conhecimento em técnicas de SEO, redação criativa, gatilhos mentais, boa redação, entre outras habilidades.
- Designer e editor de vídeos para auxiliar na criação de artes e edição de vídeos.
Sem falar que todos precisam estar em constante atualização. Porque só os programas de edição de foto e vídeos se atualizam o tempo todo. Os algorítimos das redes sociais estão cada vez mais dinâmicos, além de softwares e ferramentas que surgem dia a dia.
Ou seja, todo esse custo e tempo fica sob a responsabilidade da empresa. Somando encargos e benefícios, o valor é alto.
Vantagens ao contratar uma agência de marketing
De um outro lado, contratar uma empresa especializada em comunicação corporativa e marketing digital poupa tempo e dinheiro.
Para começar, a empresa terá apenas 1 contrato e à disposição uma equipe completa de marketing.
Vai deixar de se preocupar com pagamentos e benefícios e acompanhar apenas os resultados das campanhas e projetos propostos.
Com a empresa parceira, vai discutir estratégias de comunicação, e não apenas resolver conflitos internos.
A grande vantagem de ter um parceiro na comunicação da empresa além do custo, como já dissemos, é a inteligência e a experiência dos profissionais que compõem essa empresa que farão a diferença.
Agência de marketing tem equipes multidisciplinares
O que tem feito uma empresa de comunicação se destacar em meio a tantas disponíveis é a experiência de seus componentes.
Tempo de carreira, empresas onde já trabalharam, campanhas que já realizaram e conhecimento técnico. Além disso, aquelas que jogam junto com o cliente, escutam, resolvem problemas com agilidade e entregam resultados, ganham contratos.
E com a alta tecnologia e a facilidade de estarmos em qualquer lugar, em tempo real, encurtou distâncias e permite trabalhos de qualidade.
Ou seja, a distância deixa de ser uma questão, uma vez o trabalho não fica comprometido, muito menos o entendimento da agência com o negócio de seus clientes.
Por isso, empresas que têm uma empresa de comunicação à disposição ganham uma equipe multidisciplinar com força e flexibilidade na produção. Porque é muito mais fácil adaptar as equipes, conforme o projeto apresentado, incluindo mais redatores ou designers, por exemplo.
Precisa terceirizar toda a equipe de marketing?
Não necessariamente. Uma empresa que tem em sua sede tem até 100 funcionários, por exemplo, pode ter o auxílio de um estagiário em comunicação para demandas do dia a dia, como responder e-mails, mensagens das redes sociais e fazer fotos e vídeos simples para ações de marketing. Caberá a agência terceirizada trabalhar em parceria e responder pelo planejamento, execução e acompanhar o resultado.
Você que é responsável por montar ou coordenar equipes de marketing na empresa, considere sem medo a terceirzação. Conheça quem são os profissionais à frente da agência, os profissionais que vão atuar na sua conta e referência dos trabalhos feitos. É sucesso na certa, pode acreditar.
Como funciona por ai, a equipe de marketing é interna ou tem uma agência?