O marketing de conteúdo para pequenas empresas segue como uma estratégia importante. Para você que não tem formação específica na área, mas atua no setor de marketing da empresa, confira este artigo.
Nele, trazemos estratégias relativamente simples para ajudar você nessa jornada. Práticas de marketing de conteúdo que você pode aplicar na empresa, sem comprometer o orçamento ou dedicar horas do seu dia.
Primeiro, vamos te mostrar a importância do marketing de conteúdo para pequenas empresas, a exemplo de onde você trabalha. Apresentar dados de mercado atualizados, e te dar dicas práticas para você melhorar a visibilidade da sua empresa.
O panorama do marketing de conteúdo
Bom, você bem sabe que o marketing de conteúdo não é mais apenas uma opção, mas também uma necessidade de qualquer empresa. Afinal, cada vez mais as pessoas buscam por conteúdos relevantes.
Para você ter uma ideia, um estudo recente da Content Marketing Institute, mostrou que 91% das empresas bem-sucedidas utilizam o marketing de conteúdo como parte de sua estratégia global.
Além disso, a pesquisa revelou que pequenas empresas que investem em marketing de conteúdo têm 13 vezes mais chances de obter um retorno positivo sobre o investimento (ROI) em comparação com aquelas que não investem.
Outro dado interessante: em 2024, espera-se que os gastos com marketing de conteúdo aumentem em 14% em todo o mundo, chegando a mais de $400 bilhões. Isso se deve ao reconhecimento crescente da eficácia do conteúdo de qualidade na atração e retenção de clientes.
Esses números demonstram claramente que o marketing de conteúdo não é uma moda passageira, mas uma prática consolidada que traz resultados reais.
Por que o marketing de conteúdo é crucial para pequenas empresas?
Já falamos aqui no Blog, mas a grande sacada do marketing de conteúdo é a entrega de bons conteúdos para quem busca informação.
Ao criar conteúdo relevante e otimizado para motores de busca (SEO), as empresas podem melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa, atraindo mais tráfego orgânico para seus sites. Como consequência, geram mais leads qualificados e possibilidades de atrair novos clientes.
Bons conteúdos aumentam a autoridade da empresa
Publicar conteúdo informativo e de alta qualidade posiciona a empresa como uma autoridade no segmento onde atua. É mais confiança dos clientes e ajuda a construir relacionamentos de longo prazo.
Em relação a custos, o marketing de conteúdo é mais econômico, se comparado a outras estratégias de marketing, como a publicidade. Produzir conteúdo de qualidade pode ser feito com um orçamento modesto.
Outra grande vantagem é a geração de leads qualificados. Ofertas de conteúdo, como e-books e webinars, podem atrair potenciais clientes que estão realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos.
Dicas Práticas para melhorar a visibilidade da sua empresa
Para quem não tem formação ou experiência específica em comunicação e marketing, mas responde pela área na empresa, aqui vão algumas dicas práticas para ajudar você nas divulgações.
Claro que o cenário ideal contar com um profissional interno ou contratar uma agência de marketing digital seriam as melhores opções. Você conseguiria dar conta das atividades cotidianas, enquanto a comunicação seria feita com muito mais profissionalismo e atenção. É o famoso, o que tem pra hoje.
O que você pode fazer:
Use as Redes Sociais
Prefira pelo menos uma rede social e compartilhe conteúdos da empresa. Pode ser um treinamento interno, a visita a um cliente ou os diferenciais do seu produto ou serviço. Caso exista um porta-voz, vídeos são excelentes formatos e bem-vindos.
Aposte em depoimentos e avaliações
No marketing, o uso de depoimentos e avaliações de clientes são chamados de prova social. É um gatilho poderoso de vendas que funciona como uma evidência do serviço que sua empresa presta ou produto que vende.
Peça a seus clientes satisfeitos que deixem depoimentos e avaliações. Esses feedbacks positivos podem ser usados em seu site e redes sociais para construir confiança e atrair novos clientes.
Utilize e-mail marketing
Crie uma lista de e-mails e envie newsletters regulares com conteúdo útil. O e-mail marketing é uma maneira eficaz de manter contato com seus clientes e promover novos conteúdos.
Você pode usar o próprio corpo do e-mail, com mensagens simples e objetivas. Caso tenha habilidades e interesse, algumas ferramentas gratuitas na internet ajudam você nessa construção. Use o Canva, por exemplo.
Com os dados de mercado mostrando a eficácia dessa estratégia, fica claro que investir em conteúdo de qualidade é essencial.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o crescimento de pequenas empresas ainda este ano.
No entanto, para maximizar os benefícios, nada melhor que ter um parceiro de marketing confiável. Um parceiro de marketing traz conhecimento especializado e experiência que a empresa pode não possuir internamente. Isso inclui habilidades em SEO, criação de conteúdo, análise de dados e muito mais.
Para pequenas empresas, a implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo pode parecer desafiadora, devido à falta de recursos e expertise.
A Voz Ativa está aqui para ajudar sua empresa a alcançar o sucesso por meio de estratégias de marketing de conteúdo bem-sucedidas.
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